sábado, 21 de fevereiro de 2009

Aprendendo a viver com a Gramática

A linguagem dirige os pensamentos para direções especificas e, de alguma forma, ela ajuda a pessoa a criar a sua realidade, potencializando ou limitando suas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem, com precisão, é essencial para uma boa comunicação e para o sucesso. Aqui a gramática cruza com a vida.

  • Cuidado com a palavra "não". A Frase que contém "não", para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O "não" existe apenas na linguagem e não na experiência.

Se pedir a uma pessoa que não pense na cor vermelha, ela pensou sem querer, apesar da negativa, por isso procure falar no positivo, naquilo que quer e não naquilo que não quer.

  • Cuidado com a conjunção adversativa "mas", que nega tudo que veio antes. Por exemplo: "O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, mas...". Substitua "mas" por "e", mude a construção da frase.
  • Cuidado com o verbo "tentar", que pressupõe a possibilidade de falha. Por exemplo: "Vou tentar encontrar com você amanhã às 8 h". Em outras palavras: a pessoa tem grande chance de não ir, pois vai "tentar". Evite "tentar", "farei o possível", diga sim ou não.
  • Cuidado com "não posso" ou "não consigo", que dão idéia de incapacidade pessoal. Use "não quero", "não podia" ou "não conseguia", que pressupõe que vai conseguir, que vai poder .
  • Cuidado com os verbos "devo", "tenho que" ou "preciso", que pressupõem que algo externo controla a sua vida. Em vez deles use "quero", "decido", "vou".
  • Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o verbo no passado. Isso libera o presente. Por exemplo: "Eu tinha dificuldade em fazer isto..."
  • Fale das mudanças desejadas para o futuro, utilizando o tempo presente. Por exemplo: em vez de dizer "Vou conseguir", diga "Estou conseguindo".
  • Substitua o "se" "quando". Por exemplo: em vez de falar "Se eu conseguir ganhar dinheiro, vou viajar", fale "Quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar".
  • Substitua "espero" por "sei". Por exemplo: em vez de falar "Eu espero aprender isso", diga "Eu sei que vou aprender isso". Esperar suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.
  • Substitua o futuro do pretérito pelo presente. Por exemplo: Em vez de dizer "Eu gostaria de agradecer a presença de vocês", diga "Eu agradeço a presença de vocês". O verbo no presente fica mais forte e concreto.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Glória!
    Navegando em teus blogs,
    da para perceber tua sensibilidade e a preocupação com a educação, adorei esse texto, ele retrata bem nossa realidade, achei lindo principalmente pq a gramática cruza com a vida,mesmo. É preciso estar em alerta constante nas colocações daquilo que queremos, isso ajuda-nos a traçar metas e alcançar objetivos.
    Sucesso p vc, um ótimo FDS, de muita paz...
    Bjs
    Mary

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Mary!
    É isso aí, partilhar sempre...
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    eu sou uma rapariga espanhola que está a estudar a lingua portuguesa, por isso, peço desde já disculpas pelos meus erros gramaticais :-)
    Quando eu conheçer melhor a lingua, a gramatica portuguesa deixara de ser para mim uma norma estrita a cumplir e podera ser um jogo com que dizer tudo aquelo que eu desejo da maneira mais positiva posível.
    Muito obrigada perlas tuas palavras,

    beijos, Sara.

    ResponderExcluir
  5. Sara,
    Yo también estoy estudiando la lengua española. Creo que tengo mucho para aprender y colaborar también.
    Besos, Glória

    ResponderExcluir
  6. não tivi opurtunidade para estudar tivi que trabalha logo aqora presizo aprender para para trabalhar pois estor disipregado

    ResponderExcluir