quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Origem das Palavras

Tudo tem a sua história. A língua portuguesa não é diferente. Toda língua possui uma história que se confunde com a de seus falantes, ou seja, o seu povo. O português também é assim. Nossas palavras vêm de várias fontes. Vejamos:

1ª) Fonte primária e básica é o LATIM FALADO, que os filólogos denominam de "latim vulgar". Este latim era levado pelos soldados romanos a cada região conquistada pelo império. Em cada terra, os soldados romanos se misturavam na convivência, que também gerou uma mistura lingüística do latim vulgar com a língua nativa do lugar, dando origem a vários idiomas, como: português, castelhano, catalão, provençal, francês, rético, italiano, sardo, dalmático (morto) e romeno.
A Península Ibérica foi conquistada no século III A.C.. Nela habitavam celtas, iberos, fenícios, gregos e outros grupos. Celso Cunha diz que poucas palavras destes povos permaneceram no português, como: balsa, barro, carrasco, louça, manteiga e alguns sufixos.

2ª) LATIM ESCRITO usado pela Igreja Católica e pelos intelectuais, de onde nasceram as palavras eruditas no português, como: celeste, fascículo, homúnculo, lácteo, miraculoso (de milagre).
3ª) Outras línguas, quase sempre neolatinas, das quais recebemos palavras que tiveram origem também no latim, como "amistoso", ligado à palavra castelhana amistad (no português amizade), do latim amicitate.

4ª) Invasões estrangeiras. Os visigodos, no século V, como os árabes, do século VII ao XV, estiveram na Península Ibérica, por isso há no português várias palavras de origem gótica, como: albergue, bando, guerra, trégua; de origem árabe, como: alface, álcool, cifra, faquir, tripa, xadrez.
De 1580 a 1640 Portugal permaneceu sob o domínio espanhol, são desta época o espanholismo, como: alambrado, granizo, hombridade, neblina redondilha, tablado, vislumbrar.

5ª) Imigrações. Já no Brasil, o português sofreu influência dos negros, que foram trazidos como escravos, como acarajé, candomblé, dengue, vatapá. Recebemos palavras também do povo nativo, os índios, principalmente nos nomes dos acidentes geográficos e das cidades. Depois dos europeus e asiáticos vindos ao Brasil no final do século XIX e início do século XX, como: italianos, espanhóis, japoneses. Por isso, o português do Brasil foi se distanciando do português de Portugal.

6ª) Influencia cultural. A intelectualidade brasileira já sofreu forte influência cultural da França, por isso temos palavras importadas do francês, como: chique, croqui, tricô, menu, omelete, purê, sutiã. Atualmente sofremos uma influência forte do inglês norte-americano, como: basquete, vôlei, boxe, ringue, uísque, nocaute, cartum, filme. Havendo muitas palavras que conservam a ortografia inglesa, como: marketing, software, overnight, holding, lobby.
E o português continua aberto à importação de termos estrangeiros, principalmente em tempos de globalização.
Hélio Consolaro

8 comentários:

  1. daora meuuu me ajudou d++ no meu trabalho

    ResponderExcluir
  2. ñ achei o q procurava!!!!!

    que mierda!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Legal a sua abordagem, mas um outro site legal é esse:http://www.sk.com.br/sk-hist.html, analise e veja que legal.

    ResponderExcluir
  4. eu quero uns exemplos tipo este: (você): inicialmente, (vossa mercê); depois, (vossemecê); posteriormente, (vosmecê) e, nos dias atuais, dicionarizado, você; no entanto, na oralidade, ouvimos (cê). Você teria mais alguns???

    ResponderExcluir
  5. A senhora sabe a origem da nossa palavra "picar" (no sentido de "picada de cobra", ou "o mosquito me picou")? Eu pensave que vinha do latim "picare", mas depois de uma discussao com um amigo, que me levou a uma busca no dicionario, me parece que estou errado. Grato pela sua opiniao.
    Sergio

    ResponderExcluir
  6. Aproveito para complementar com uma preliminar: somos braslieiros ou brasilianos?

    O debate está na rede:

    1 - alienado: http://www.portuguesnarede.com/2008/12/nacionalidade-brasileiro-ou-brasileira.html

    2 - deslocados da realidade - mas nem todos: em https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061202234534AA1t5dS/.

    3 - uma opinião com base em http://planaltodospalhacos.blogspot.co.uk/2008/02/brasileiro-ou-brasiliano.html/.

    "Brasileiro era o nome dado ao português que desembarcava nesse país tropical apenas para explorar. Era uma profissão! Como carpinteiro, barbeiro, pedreiro e... brasileiro. O termo a ser usado é "brasiliano"! A exemplo de outras nacionalidades, como boliviano, colombiano, peruano, americano, italiano".

    Somos herdeiros do caráter "brasileiro", de explorador da colônia e dos coloniais.

    Quando a Família Real veio para o Brasil, em 1808, trouxe os brasileiros, que não poderiam mais vender "brasil" - a madeira, por isto "brasileiros -, na Europa.

    Assim, ficamos todos conhecidos por "brasileiros" - os que trabalham com o brasil - e perdemos nosso genitivo: brasiliano.

    ResponderExcluir